sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Derrubando as Muralhas



          A palavra do Senhor diz, lá em Deuteronômio 15:4, na parte b do versículo: “pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por herança para possuíres”. Quem já leu a história sobre a Terra Prometida sabe que o “protagonista” (Moisés) muda antes que o povo consiga chegar até Canaã. Josué foi o homem ESCOLHIDO por Deus para dar continuidade a esta caminhada.
                Muitas vezes nos questionamos o porquê de nossos fardos serem pesados, ou o porquê de nossos problemas nunca alcançarem um fim, ou até mesmo batemos o pé no chão e exigimos de Deus o que ainda não nos é por direito; afinal, como conseguiremos algo que tanto almejamos se somente o Senhor é capaz de ter o conhecimento se saberemos usufruir da maneira correta? É aí que Deus nos testa. Testa nossas forças, nossa fé.
                Josué nos ensina uma intrigante lição repleta de intimidade, obediência e fé. O estudo central dessa postagem está no livro de Josué, capítulo 6. Quem quiser acompanhar as referências, fique à vontade.

“Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes. Vós, pois, todos os homens de guerra rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por sete dias. Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca (da aliança); no sétimo dia, rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. E será que tocando-se longamente a trombeta de chifre de carneiro, ouvindo o povo o sonido dela, todo o povo gritará com grande grita; o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si.”

                Para início de conversa, não precisamos gastar um parágrafo só para entendermos que Deus nos imaginou um dia, planejou, criou, formou e nos deu este mundo com tudo o que há nele como herança para sermos obedientes aqui, para que um dia possamos receber a recompensa que nos dará Deus em nossa morada eterna, não é mesmo? (vish, já se foi um parágrafo... rsrs) Pois bem, resta-nos a OBEDIÊNCIA a Deus. Como fazemos isso? Nos tornando ÍNTIMOS com Ele, O colocando acima de todos os nossos planos, sonhos e pensamentos também. Pense comigo, se você estiver triste, deprimido, e quiser conversar com um amigo, você vai telefonar, ou chamar no facebook ou pelo skype ou - se não for sedentário como grande parte dessa geração - vai até a casa desse amigo e compartilha sua dor. Deus quer ser mais que este amigo terreno pra você.
                Josué aprendeu muito bem esta lição (e é isso que quero passar hoje). Enquanto Moisés ainda era vivo, Josué pôde aprender com ele três grandes lições: como ser um líder através da intimidade com o Senhor Deus; como ser obediente acima das inconsistências; e por fim como alcançar vitórias através da fé. Este texto poderia se resumir nessas três palavras: INTIMIDADE, OBEDIÊNCIA e FÉ. Não é à toa que Deus fez a escolha de abençoar Josué como sucessor, antes mesmo da morte de Moisés. Digamos que Deus estava preparando o terreno do coração de Josué, assim como Ele tem feito diariamente comigo e contigo, preparando-nos para nossas conquistas na terra e uma maior ainda no Céu!
                Ok, agora que já sabemos que tudo parte da intimidade, passa pela obediência – que também pode significar em muitos casos: saber esperar, manter-se firme no propósito, guardar o coração das coisas desagradáveis a Deus –, partimos para a questão da fé.
A palavra “fé” vem do latim “fides” e significa “confiança” ou “crença”. A confiança de Josué estava baseada numa promessa feita desde antes mesmo de ele nascer. Lá no Egito, quando a nação de Israel ainda estava sendo duramente escravizada, Moisés foi escolhido por Deus para liderar o povo em uma caminhada até a Terra Prometida. Mas devido a desobediência do povo, Deus os castigou a uma caminhada de 40 anos, ou seja, a geração de Moisés, Arão e Miriã não chegou a pisar em Canaã (sendo que Moisés pôde ainda vislumbrar a terra no monte antes de sua morte), mas seus filhos e netos, estes sim, puderam gozar da Terra “onde mana leite e mel”. A fé de Josué, agora líder do povo, foi o fundamento das conquistas.
Quem sabe sua caminhada aqui tem sido dura. Quem sabe você já se cansou de tanta religiosidade ou doutrinas confusas. Quem sabe você nunca nem mesmo deu ouvidos para a Palavra do Senhor. Quem sabe Deus te prometeu algo há tanto tempo que você nem lembra mais o que era e/ou não se importou em lutar por este algo. Pois eu te digo agora, seja perseverante! Busque a intimidade! Seja obediente! Nunca perca a fé!

E pela intimidade...
Josué creu em tudo o que seus olhos não viram antes de tomar posse de um futuro para sua nação. No capítulo 5 de Josué fala na última parte que Deus se materializou perante Josué dizendo “Sou o Príncipe do Exército do Senhor”. Se Josué não tivesse tido um grande exemplo de intimidade como Moisés foi, talvez o povo tivesse demorado muito tempo mais para alcançar a terra prometida. Jovem, pare de procurar ter intimidade com as coisas vãs desse mundo. Procure a Deus! Ele te suprirá diariamente do que te for necessário. E se você já tem, alimente sua intimidade. Existe uma frase que diz: Existem dois lobos famintos dentro de cada pessoa. Um deles chama-se Espírito e o outro chama-se Carne. É você quem escolhe a qual dos dois pretende alimentar.

E pela obediência...
Ouvindo Josué a tudo que o Senhor Deus lhe explicara acerca das muralhas de Jericó, ele decidiu obedecer sem questionar. O pedido do Senhor era que durante seis dias o exército de Israel apenas marchasse aos arredores da muralha de Jericó, levando a Arca da Aliança e tocando suas trombetas em alto e bom som, mas sem levantar a voz para dizer nenhuma coisa sequer. Apenas no sétimo dia, o exército de Israel deveria dar sete voltas ao redor da muralha juntamente com a Arca do Senhor, sendo que, ao findar da última volta, eles deveriam gritar bem alto para que o muro caísse e eles pudessem assim obter mais uma vitória no Senhor.
Vejamos... Deus é bem específico quando nos pede algo. Ele quer que seja feito com muita obediência. Assim como Noé, ao fazer sua Arca, levou em consideração as medidas exatas, nós aqui devemos levar em consideração cada pequeno detalhe do que Deus nos ordena. Ele é o Rei de nossas vidas, não é verdade? Então deixemos Ele reinar em nossas vidas, em nossas casas, em nossos estudos, em nossas profissões, em nossos namoros, em tudo! Somos propriedade do Rei, a obediência é nosso dever para com Ele.

E pela fé...
Não posso nem dizer com certeza que Josué por algum momento duvidou, pois alguém como ele que viu, tanto os sinais, como a personificação de Deus, não teria porque duvidar. Ele teve fé! Ele creu no que Deus tinha prometido e foi adiante durante aqueles sete dias obedecendo a voz de Deus, acreditando em algo fisicamente impossível. Como poderia um muro sólido, uma fortaleza cair com trombetas e gritos? É coisa de louco!

“E sucedeu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: GRITAI, PORQUE O SENHOR VOS ENTREGOU A CIDADE!”

Meu amado, CREIA porque esse Deus opera maravilhas! Ele está batendo a porta do seu coração! Te pedindo uma morada! Querendo te ajudar a derrubar essa muralha que pra você pode ter outro nome. Pode ser uma doença, um vício ou enfraquecimento espiritual.
Se você não souber por onde começar, siga os passos do nosso Mestre Jesus. Ele foi íntimo, obediente e fiel a Deus.
E no fim de tudo, GRITE! DECLARE AMOR A ESTE DEUS! DIGA PARA ELE O QUANTO VOCÊ O AMA. MOSTRE AO MUNDO QUE VOCÊ É UM SÁBIO LOUCO!

Para Meditar (1)...
Reflita em cima dessa letra... Ela me ajudou em um momento bastante difícil. CREIA!! CREIA ATÉ O FIM!!!


Para meditar (2)...
“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam iniquidade. Pois eles em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração.” Salmos 37:1, 4
Amém.
(Davi Anthony)

Nenhum comentário:

Postar um comentário