quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A vontade de Deus para mim... Para que segui-la?




Introdução

Durante a última semana eu estive me preparando para escrever a segunda publicação que eu faria aqui no Sábia Loucura. Deus esteve falando abertamente comigo no capítulo 5 do livro de Cantares de Salomão (ou Cântico dos Cânticos). Foi quando pedi discernimento para saber o que falar daquela passagem. A interpretação que Deus me deu foi profunda. Pude até mesmo compartilhar com mais uns cinco amigos. Eu estava convicto de levar esta inspiração adiante. Mas o que eu não sabia era que Deus estava falando para mim e somente para mim. Não era algo a compartilhar, pois em meio às lutas e provações desta última semana, Ele me abençoou grandemente e mostrou que ainda se importa demais comigo. Por isso estou aqui. E nos dias que se seguiram, há dois dias, para ser mais exato, Deus falou novamente e plantou uma nova inspiração em meu coração. E o texto a seguir brotou.
Eu espero de todo o meu coração, jovem, que sua vida possa ser abençoada por este mesmo Deus que se importou no passado, tem se importado conosco e se importará ainda mais se assim desejarmos.
Acerca do Ministério de Deus para nossas Vidas
Semana passada eu falei um pouco sobre os frutos da carne e os dons do Espírito. Engraçado que o texto que o Senhor Deus me deu hoje é exatamente como se fosse uma continuação do anterior. Ele realmente sabe o que faz!
Abra sua Bíblia em Efésios, capítulo 4, do versículo 11 ao 14.

“E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres;”

Após falar do grande amor que salva, cura, liberta, transforma, purifica e santifica; um amor verdadeiro que por nós se entregou e pagou um alto preço, basta levar em consideração uma palavra apenas: GRATIDÃO.
Quando no Dia dos Pais ou no Dia das Mães falamos todas aquelas frases clichês, enchemos nossos pais de presentes, amor e consideração, é porque independente da criação que tivemos, independente do grau de intimidade que tivemos com eles, dentro de nós mesmos sabemos que um dia eles se prepararam para nos ter, nos cuidar, nos alimentar, e somos GRATOS pela nossa existência. Mas porque será que demonstrar gratidão a quem podemos ver é muito mais fácil do que por alguém que não vemos nem conhecemos? É irônico pensar que conseguimos demonstrar esse sentimento com tanta facilidade com nossos pais, com nossos amigos, com nossos animais de estimação e até mesmo com aquela pessoa que conhecemos lá na fila da merenda escolar do ensino fundamental com quem nem mantivemos contato, menos com Deus.
Este trecho da Bíblia está falando da separação que Cristo fez àqueles que nEle creram, esperaram, confiaram, descansaram e abdicaram das suas vidas. Para quem não leu os textos anteriores, eu repito: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo; dia-a-dia tome sua Cruz e siga-me;”. Jovem, o que Cristo quer é que estejamos no centro de Sua vontade, pois ela é BOA, PERFEITA e AGRADÁVEL. Como fazer isso? Sendo grato a Ele, obedecendo a Ele, seguindo os passos dEle. Após esses primeiros passos (quem quiser se empenhar mais nesse lindo propósito de Segui-lO, acompanhe o “passo a passo” que foi dado no primeiro post do blog “Espírito x Carne... Fight”) o que Cristo fornecerá pra você é “O plano”, em outras palavras: o ministério dEle em sua vida. Agora virão os dons através da busca, as escolhas através da espera, a felicidade através do descanso e por fim a salvação através da fé. Deus é lindo em tudo que faz, aprenda isso jovem!!
“Ah, eu não me imagino um profeta.”, “Ah, eu não me vejo como um obreiro de Deus nem quero isso pra mim.”, “Vou fazer uma faculdade, trabalhar e ficar rico. Eu amo Deus, eu vou na Igreja; Ele é comigo. Mas eu nunca serei um evangelista;”. Amado, eu disse a mim mesmo várias vezes que nunca seria um ministro da Sua palavra. Tinha vergonha de falar de Deus. Eu podia até assumir ser “Crente” para o mundo, mas e o testemunho ficava onde? Era o que eu também me perguntava. Lembre-se sempre de uma coisa: “Buscai primeiro o REINO de DEUS e as DEMAIS COISAS vos serão acrescentadas;”. Você tem tempo pra estudar para o ENEM e não tem tempo pra Louvar ao Senhor? Cante mais e equilibre sua vida espiritualmente! Você lê muito os livros que saem do Nicholas Sparks ou da Stephanie Meyer? Pois leia a Bíblia e alimente sua alma! Você tem tempo para o trabalho, sua esposa, filhos e amigos, mas não encontra tempo nem disposição para falar com o seu Criador? Ore e busque o Senhor colocando-O como o centro da sua vida.

“Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo.”

Nós, como corpo de Cristo, nos esquecemos por várias vezes de fazer com que o sistema, as articulações, as veias, os órgãos desse corpo funcionem corretamente. Queremos um noivo como descreve a Esposa lá em Cantares de Salomão ou um simples stick mal desenhado?
Lembremo-nos sempre de oferecer nosso melhor pra Deus. Em cada busca, em cada procura, por mais que as respostas demorem a aparecer, o importante é continuarmos sendo fiéis. Já disse isso antes e repito que por experiência própria Deus abre uma porta onde não há saída. Ele faz sua fé ser testada. Ele quer o nosso melhor e por isso nos faz passar por provações, lutas, pois são nelas que provamos nosso caráter Cristão.
Este trecho fala no aperfeiçoamento de nós mesmos para o serviço do Senhor. Não é lindo pensar que Deus, O Criador do céu, da Terra e do mar, O Deus de Abraão, Isaque e Jacó, O leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, O Rei dos Reis... Ele se importa contigo e tem um plano para sua vida, meu irmão? Vejamos bem que diariamente Ele tem batido em nossas portas e nós, por muitas vezes o desprezamos. Por uma falha nossa, nós confiamos em nós mesmos. Enfiamos nossas esperanças num buraco mais profundo que a nossa Fé poderia alcançar.
Faça então um voto com Ele para aperfeiçoamento do seu ser. Escolha louvá-lO, exaltá-lO, adorá-lO de todo o seu coração. Ainda não será o suficiente. (Nunca será!) Mas não desanime, pois Ele é Fiel para aqueles que nEle confiam sua esperança.


“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude em Cristo;”

Muitas vezes você vai à Igreja por vários motivos: rever os amigos, entregar o dízimo na intenção de ser mais abençoado financeiramente ou porque alguém pediu que você fosse mais presente na casa de Deus, enfim. Mas é raro ver um jovem que entenda o real sentido de Unidade. Viver em Unidade na casa de Deus. Quem ama verdadeiramente a Deus consegue viver em Unidade. Existem ainda aquelas frases clichês “ah, eu não me sinto bem lá”, ou “ah, eu odeio a Irmã Fulana”. Gente, as desavenças existem desde Caim e Abel, porque não existiria também nos dias de hoje? Dentro da própria Igreja existem pessoas que vivem de desavenças, mas eu digo uma coisa com toda a certeza: satanás deve estar batendo palma e fazendo um baile funk no inferno por conta desses problemas na casa do Senhor.
Quando conseguiremos levar a sério a palavra de Deus? Quando deixaremos os vícios, ou os palavrões, ou as falsas amizades, ou os relacionamentos amorosos, ou o sexo sem compromisso, para viver e seguir fielmente a plenitude de Cristo? Ele tem nos chamado... É triste pensar que alguém tem chorado por nós, pelas nossas escolhas aqui na Terra, quando aos nossos olhos está tudo bem. Como disse a Amanda no texto anterior a este: a escolha agora é viver para o mundo ou pra Deus? A escolha não é difícil e todos sabem qual é. Deus! Deus! Deus! Deus! Deus! Até mesmo um Ateu sabe essa verdade, mas se esconde em pensamentos terrenos para justificar seus atos. A verdade é esta: até mesmo quem está no mundo sabe que precisa de Deus, sabe dessa verdadeira e única necessidade. Mas muitos, assim como nós Cristãos, tem se debatido de um lado para o outro sem encontrar a saída para os problemas que satanás tem nos imposto diariamente. LEMBREMO-NOS SEMPRE: “dia-a-dia tome sua Cruz e siga-me; Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; quem perder a vida por amor de minha causa, esse a salvará;”.
Na manhã de hoje eu peguei minha harpa e ali no meu quarto sozinho com Deus eu cantei um hino que dizia assim:

“Em viver pra Cristo firme permanecerás; E a paz após tu sempre seguirás?
E ao pé da cruz os teus cuidados deixarás? Faze já o Seu querer!
O Seu poder e Seus dons te dará; De gozo, Cristo, sim, te inundará;
De coração as manchas limpará fazendo tu pra sempre Seu querer!”

Este é somente o início do hino por muitos conhecido. Veja bem que fala sobre fazer para SEMPRE o querer de Deus. Não é só ali no culto de domingo, ou na oração que você faz antes de dormir agradecendo por respirar. Se Deus tem poupado o inimigo tocar na tua vida, é porque grandes obras tu ainda farás em nome dEle. Tome posse dessas palavras e viva este aperfeiçoamento da Obra de Cristo.
O final da canção chamou-me ainda mais a atenção. Ele dizia:

“Queres lá no céu os teus amigos encontrar? Deves preparar tua vida sem tardar;
Queres pra Jesus a tua vida consagrar? Faze já o Seu querer!”

Acho que é um desejo de muitos serem salvos, reverem os amigos e família no céu, viverem onde não há choro, dor ou pranto... Mas quantos de nós temos verdadeiramente preparado nossas vidas sem tardar? Quantos de nós estamos fazendo o querer do Mestre? Nós só sabemos pedir, pedir e pedir; e implorar, implorar e implorar; e chorar, chorar... e chorar. Mas quem está realmente vivendo para Cristo? A escolha é pessoal, meu irmão. Eu não sou melhor do que você por estar escrevendo esse texto, mas já estive num buraco mais profundo que você talvez. Por isso EU ESCOLHI LOUVAR AO SENHOR TODOS OS DIAS!!! Que este testemunho possa alcançar onde minhas pernas não alcancem e o nome do Senhor seja exaltado através dos séculos, pelos séculos, dos séculos, dos séculos!


“Para que não mais sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro;”

               E para terminar eu ressalto o que anteriormente falei: muitos têm se debatido de um lado para o outro sem encontrar a saída para os problemas diários. Deus diz para você e para mim: “Tira esse fardo, meu filho; descansa em mim, espera em mim, agrada-te de mim, confia a tua fé em mim.”. O Pai Celestial não quer nos ver sobrecarregado com as coisas deste mundo, nem reclamando delas. Ele quer que vivamos a plenitude do Seu amor e seguindo o caminho por Ele imposto. Se precisarmos passar 40 anos num deserto por amor ao Pai, assim o faremos. Se precisarmos perder tudo o que temos na provação, que em meio à aflição possamos agradecê-lo, pois Ele ainda será conosco.
               Se Deus tem um chamado, uma promessa de muito tempo para sua vida, quem sabe está na hora de dar mais abertura ao que Ele te deixou...
               Se Deus disse que você seria um profeta de uma nova geração, consagre-se ao Senhor. Entregue sua vida a Ele e descanse no Seu colo de amor.
               Não tema a vontade de Deus!!!
               Viva está sábia loucura!!!

Para Meditar...

“Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém Tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor, e Ele do Seu santo monte me responde. Deito-me e pego-me no sono; acordo porque o Senhor me sustenta.” (Salmo 3: 1-5)

               Amém.

(Davi Anthony)

3 comentários:

  1. Finalmente, mano, muitas coisas começam a se encaixar.
    Nunca tive dúvidas do plano de Deus pra sua vida.
    Quantas vezes te chamava pra ir para a igreja e te julgava por faltar. Nesse meio tempo, passaste por lutas e tentações, mas Deus já agia por ti.
    Te apresentar a Amanda trouxe muitas outras experiências e respostas. Como sempre falo: Nada é em vão!
    Estou muito feliz com as atitudes de vocês.
    Pois vocês, no meio de muitos de nossa geração, agem ao invés de só falar.
    Saber passar pela luta, aprender e ajudar os outros com o que aprenderam no combate é tremendo!
    Continuem assim...
    Sempre torcendo por vocês, meus irmãos!

    Suellen

    ResponderExcluir
  2. Ô, minha irmã querida.
    É muito verdade isso que você falou.
    Tem sido difícil em diversos âmbitos, mas o prazer de viver toda essa sábia loucura tem valido a pena cada segundo.
    Obrigado por nunca desistir de mim e por sempre me apresentar em oração.
    Sei que isso que temos hoje vai conosco para sempre.
    Temos hoje certeza da nossa salvação e no futuro cantaremos "Senhor, valeu a pena".
    Obrigado também pela força!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. s2
    Não é sacrifício nenhum amar vc e torcer sempre pelo seu melhor!
    s2

    ResponderExcluir