segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Enquanto a vitória não vem...





Triiiim.... Triiiim...
- Companhia de Cartões de Créditos, boa tarde. Em que posso servi-lo?
- Boa tarde, eu gostaria de saber como faço para consultar os últimos lançamentos da minha conta...
- Estaremos lhe repassando a informação em instantes, senhor. Aguarde na linha.
[musiquinha chata em ação]


Você e seus amigos sentam em um restaurante e pedem uma pizza. A fome é grande e a vontade de saborear essa maravilha é maior ainda! E parece que quanto mais vocês sentem suas bocas salivarem pela pizza, mais ela demora!


O que essas duas pequenas – e reais – situações têm em comum? Já deu para perceber logo de cara, né? Sim, a espera. A espera por um atendimento, a espera aparentemente infinita em uma fila gigantesca, a espera para saborear seu prato preferido em um restaurante... Ah, esperar é tão fácil, não é mesmo? Não? Você discorda? Então você está certo! Esperar é muito, muito difícil. A natureza do ser humano é querer. Quando alguém quer algo, o natural é fazer de tudo para obter o que se deseja. Veja por você mesmo. Se estiver com sede, você vai procurar algo para beber. Se estiver com fome, algo para comer. Se estiver com sono, assim, que puder, vai procurar dormir. É perfeitamente normal querer satisfazer uma vontade nossa. E quando não é possível? E se você estiver caindo de sono mas ainda tiver que trabalhar por horas? Que frustrante, não poder fazer o que quer na hora em que bem entende! Mas se pudéssemos satisfazer a cada desejo nosso a todo instante, a vida seria perfeita! Ou não. Nem todos os desejos ou vontades trazem sempre benefícios. Bom, esse não é nosso foco aqui. Nosso foco é esse verbozinho chato, irritante e persistente, porém inevitável. Esperar.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6: 34)

Ninguém menos que o próprio Jesus disse isso, enquanto transmitia vários ensinamentos aos seus discípulos. O contexto tratava especificamente das preocupações com alimentos e vestimentas. Jesus os instruiu a não se preocuparem com o que comer, beber ou vestir, pois Deus os supriria de absolutamente tudo. O mesmo ensinamento, evidentemente, pode (e deve!) ser aplicado às nossas vidas. Muitas vezes ficamos ansiosos com o que nos acontecerá. Podem ser coisas grandiosas ou mínimas, mas raramente nos falta motivos para preocupações. É difícil esperar; esperar traz ansiedade ao coração. Mas o que Jesus nos recomendou? Que não nos preocupemos com o dia de amanhã. De que adiantará? A preocupação, a ansiedade, por maior que seja, não trará o que queremos mais rapidamente! Pelo contrário, só consumirá o nosso presente. Esse, sim, precisa e merece ser vivido, merece receber nossa atenção. Não estou dizendo que não devemos pensar em nada do que nos acontecerá no futuro. Viver intensamente, não pensar nas consequências, não se preocupar com o que nossas atitudes de hoje podem resultar... Nada disso! É preciso viver de maneira sábia, tendo sempre em mente que, de cada atitude nossa, Deus nos pedirá contas. O que não se pode fazer é deixar de viver o que Deus tem nos dado HOJE para nos consumir pensando no que Ele pode nos dar AMANHÃ.

“Ah, entendi. Então, sempre que eu desejar algo, nunca vou pensar no que desejo. Vou fazer o que bem quero e o resto Deus fará. Vou ficar aqui, na minha, vivendo minha vida, que Deus vai entregar minha vitória em minhas mãos.” Será que é assim mesmo que devemos proceder ENQUANTO esperamos? O que nos diz a Palavra sobre isso?

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4: 6)

Eis a resposta! Esperar sentado não está com nada, querido! A posição mais correta enquanto esperamos é de joelhos no chão, orando, suplicando a Deus, intercedendo por nossos pedidos e pela vida de quem nos cerca. Essa é a atitude de um Sábio Louco. E enquanto oramos e apresentamos tudo a Deus, nosso coração e nossa mente ficarão guardados em seu Filho, como o verso seguinte do trecho acima nos dá garantia: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

Querido jovem, sou plenamente consciente do quanto é difícil esperar em Deus. Mas existe atitude mais linda, que denote mais dependência e entrega ao nosso Pai do que nos lançarmos nos braços dEle e deixarmos que Ele cuide de TUDO? É difícil, muito difícil. Mas vale a pena descansar em Deus, entregar tudo a Ele em oração e esperar. Vale a pena seguir à risca o tão conhecido Salmo 37:5, que nos ensina a entregar nosso caminhos ao Senhor, confiar nEle, pois Ele agirá!

Não sei pelo que você tem esperado. Talvez uma aprovação no vestibular ou num concurso muito disputado... Talvez uma formatura. Talvez você espere por um marido ou esposa, alguém com quem possa passar o resto de sua vida. Talvez você espere alguma outra promessa de Deus sobre sua vida, uma libertação, uma cura, um renovo vindo do Senhor. Deus sabe exatamente do que nós precisamos. E Ele deseja que, enquanto esperamos, aproveitemos para alimentar nosso coração com sua palavra e nos fortaleçamos nos caminhos dEle.

O que você tem feito enquanto espera, jovem? Qual tem sido o alimento do seu coração enquanto sua bênção não chega? Lembre-se sempre do que diz Mateus 6: 33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e TODAS essas coisas lhes serão acrescentadas”. Busque em primeiro lugar ao nosso Deus, confie nEle e Ele tudo fará! Mas não se esqueça de algo: Deus vai te dar não o que você QUER ou acha que é melhor para você. Deus é tão bom, mas tão bom, que Ele não nos trata como um Pai que mima seu filho, dando a ele tudo o que pede, na hora em que o filho quiser... Deus é o Pai que diz "não, não vou te dar isso, meu filho. Vou te dar algo muito melhor! Mas você vai ter que saber esperar... Seu tempo não é o meu tempo."

Querido, faça de conta que você é uma criança que adoooooooora brigadeiro! Você foi levado a uma sala que só tem isso: um sofá e uma mesa. Tem também uma câmera escondida, observando suas reações, mas você não sabe disso... Você senta no sofá. Você está sozinho na sala. De repente entra um garçom e coloca diante de você uma bandeja com uma tampa. Quando ele destampa, advinha o que há na bandeja? Um lindo e apetitoso brigadeiro!! Antes de se retirar da sala, o garçom te diz: "Meu pequeno, vou sair da sala por um tempo... Esse brigadeiro aqui é para você. Mas, se durante o tempo em que eu estiver fora, você não comer esse brigadeiro, não tirar nenhum pedacinho sequer, quando eu voltar, vou te dar uma bandeja cheinha de brigadeiros muito mais gostosos que esse e ainda mais outros docinhos, está bem? Apenas fique aqui esperando e não toque nesse doce!!" Então o garçom sai da sala. Agora é você e o brigadeiro apetitoso, se encarando... Sua boca saliva... Que situação, hein? Reação 1: você dá apenas uma pequena dentadinha no brigadeiro. Não tem problema! É só um pedacinho, ninguém vai notar! Então depois o garçom entra de volta na sala, trazendo uma nova bandeja... Mas que pena... Você comeu o brigadeiro... Agora não poderá desfrutar a bandeja inteira. Reação 2: você não come o brigadeiro! Aí, depois de um tempo que parece durar a eternidade, o garçom volta e põe na mesa uma infinidade de doces incrivelmente saborosos...! Tudo para você!!! Foi difícil, você quase ficou louco de tanto esperar!! Mas valeu a pena...


A pequena criança, jovem, é você hoje; o garçom é Deus; o brigadeiro é o que VOCÊ  pede a Ele. Ele deixa ali, à sua disposição... Mas te avisa que tem algo muito melhor para você! Se você esperar, Ele te dará algo infinitamente melhor!

Reflita nisso, amado! Deus pode ter te tirado alguns brigadeiros nessa vida, mas promete te dar uma mesa farta de tudo o que você quiser! Basta ESPERAR e CONFIAR nEle. Não há outra saída, por mais que você procure!! Somos humanos. Temos nossos anseios, podemos ficar tristes, cansados de tanto esperar... Claro que podemos! Mas desistir e DUVIDAR que Deus pode mudar a situação?? Aí, não! Jamais! Esperar, buscar a Deus, entregar nossos pedidos a Ele e confiar – que essa seja nossa vida hoje e sempre!

Para Meditar¹ (e gravar em seu coração!)...

“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de Ti, que trabalha para aqueles que nEle esperam.” (Isaías 64: 4)

           Para Meditar² (vale a pena atentar à letra dessa linda canção!)...



Amém!!

(Amanda Rodrigues)


Nenhum comentário:

Postar um comentário