quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Rei Davi - Vitórias e Consequências


O Rei Davi - Parte I: Abatendo os Gigantes!!


                Olá meus amigos do Sábia Loucura. Hoje vamos retratar um pouco a vida do Rei Davi de uma forma diferente, dividindo em duas partes. Aqui nessa primeira parte falaremos sobre os planos de Deus para a vida de quem Ele unge e as vitórias que Ele também nos proporciona pela fé. Enquanto estiver lendo, medite nessas palavras como um manual de como alcançar vitórias. Que sua vida seja abençoada e o nome do Senhor seja exaltado.
                Davi foi ungido por Deus desde muito pequeno. Lhe foi dito, ainda quando bem jovem, através do profeta Samuel, que ele seria o sucessor do primeiro Rei escolhido para Israel, Saul. E somente Deus saberia o tempo certo de tal promessa se cumprir em sua vida.
                Este foi o primeiro ato sábio louco de Davi. Sendo ele o mais novo de seus irmãos, desprezado por seu tamanho e por suas sarnas, ele não somente creu nas promessas do Senhor, como também soube esperar.
                Agora imagine você, meu amado, no lugar de Davi nos dias de hoje. Lhe é concebida a promessa de tornar-se presidente da república do Brasil, pois  Deus não tem se agradado do “reinado” da atual presidenta (nem duvido muito disso... rsrs), então você tem que acreditar que em poucos anos estará na presidência... Bem louco, não?!
                Foi essa a postura de Davi ao receber tal promessa. E a partir do momento que Davi foi ungido (literalmente falando. Veja em 1 Samuel 16:13), ele apenas DESCANSOU em Deus. E assim o Senhor Deus tomou as rédeas da situação: fez Saul ficar atormentado por maus espíritos; fez com que Davi se utilizasse de sua música para acalmar o rei; fez com que Davi fosse escolhido escudeiro do rei; e em um grandioso dia Deus fez com que o nome de Davi fosse aclamado por toda a multidão como vitorioso.

“Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cachorro, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses amaldiçoou o filisteu a Davi: Vem a mim, darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. Davi porém disse ao filisteu: TU VENS CONTRA MIM COM ESPADA, E COM LANÇA, E COM ESCUDO; EU PORÉM VOU CONTRA TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DOS EXÉRCITOS DE ISRAEL, A QUEM TENS AFRONTADO.” (1 Samuel 17:43 – 45)

                E sucedeu que...

“Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.” (1 Samuel 17:49)

Meus amados jovens, Deus estava no controle da vida de Davi. Quando Deus está no controle, não há barreiras, muralhas, ou gigantes que resistam. Quem sabe seu gigante, figurativamente falando, é algum vício carnal, ou doença espiritual, mas Deus tem tomado conta da sua vida caso você tenha se colocado no lugar da benção. Caso ainda não esteja, coloque-se! Coloque-se agora! Faça uma oração de conserto. Peça perdão ao Pai com todo quebrantamento do seu coração e peça lhe que tome direção da sua vida. Amém?!
Vimos no último texto publicado (Derrubando as Muralhas) que foram utilizados dois “instrumentos” para obter a vitória: trombetas e gritos. Aqui na história de Davi também não foi diferente. Imagine você, continuando o mesmo exemplo – não levando em conta nenhum fator da nossa realidade política, legislativa ou republicana - que somente jogando uma pedrinha na cabeça da Dilma você conquistaria toda essa nação brasileira... (rsrs) É coisa de louco!! Davi foi em nome do Senhor dos Exércitos contra aquele gigante e venceu. Quantos de nós estamos usando os instrumentos que Deus tem nos dado para batalha? Quantas vezes usamos nossas espadas contra os levantes do inimigo? Quantas vezes erguemos o escudo da fé contra os abalos espirituais?
Através dessa vitória, Davi passou a ser amado pelo povo e passou também a ser alvo de ciúmes de Saul. Mas também, qual rei não ficaria com raiva se o seu povo cantasse a seguinte canção: Saul feriu milhares, porém Davi feriu seus dez milhares? Resumindo a história, Davi continuou crendo e esperando; Jonatas (filho do rei Saul) compreendeu que Davi era o escolhido de Deus e criou um vínculo de amizade muito grande com Davi; por conta das perseguições de Saul, Davi acabou por compartilhar do “banquete” junto aos inimigos do seu povo (os filisteus); por fim, após a morte de Saul, Davi pôde congratular-se juntamente com o povo, pois a conquista de seu reinado era fato consumado.
Davi tinha seus 30 anos quando finalmente foi proclamado rei de Israel. Um tema que temos debatido muito aqui no blog é esse de ESPERAR em Deus. Acho que por experiência própria sei bem o que isso significa. Mesmo com os levantes do inimigo contra nossas vidas, contra nossas vitórias, contra nossas conquistas, Deus é quem merece toda a atenção do nosso coração. Como receber as vitórias se em nossos corações colocamos os gigantes acima do nosso único Rei?!

O Rei Davi - Parte II: Consequências de Pecados.

Mesmo sendo Davi um ungido de Deus, não significa que ele foi privado das artimanhas das trevas. Esses ungidos do Senhor que são mesmo alvos de satanás.
Davi cobiçou uma mulher. Bate-Seba era seu nome. Linda. Formosa. Jovial. Casada...

“Então, enviou Davi, mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.” (2 Samuel 11:4)

Talvez Davi estivesse pensando como muitos de nós às vezes preferimos pensar “Ah, minha vida tá uma benção, nunca faço nada de errado... é só um pecadinho. Deus nem vai notar!”, ou “Ah, eu sou ungido do Senhor, não há nada que possa me separar do Seu amor”. Por tantas vezes tentamos justificar nossos pecados. Quem sabe na hora Davi até mesmo tenha pensado em parar e manter o foco de sua vida, mas satanás sussurrava em seu ouvido “continua... você já chegou até aqui. Continua!”.
E Davi continuou... Bate-Seba engravidou, Davi mandou matar Urias (marido dela) e Deus muito se entristeceu com Davi.
Não vamos julgar Davi por seu pecado, mas vamos dizer que ele é o cara!!! Pense comigo, por ele ser ungido, separado, abençoado por Deus, sua cruz era bem mais pesada. Deus poderia simplesmente castigá-lo com a morte. Mas não o fez! (Se você quiser acompanhar todo o desfecho das consequências, leia em 2 Samuel 12. Estamos tentando fazer textos mais compactos no blog, mas não tem como debater temas tão profundos em poucas palavras. Se você chegou até aqui, é um bem aventurado. Deus te abençoe por isso!)
Deus o castigou, sem dúvida, mas o livrou da morte. Deus fez com que Bate-Seba perdesse esse primeiro bebê, fez com que os filhos de Davi, Amnon e Absalão, tivessem uma rixa tão grande que os levaria a morte também, mas aí você pode pensar “Aff, que Deus mau.” Já ouvi pessoas falando pra mim que nunca prestariam cultos a um Deus “assassino” (nessas palavras). Mas pensa nas consequências na hora que você for pecar com seu corpo... Pensa nas consequências na hora em que for mentir por benefício próprio... Pensa nisso na hora que for ceder para seu parceiro amoroso o que de mais precioso você tem em seu corpo... Pensa nisso, jovem! Deus não te fez pra chorar por desejar tanto as coisas desse mundo. Deus te fez para servi-lO de todo o seu coração e fugir da aparência do mal. Deus não quer seu dinheiro, nem sua casa, nem seus outros bens materiais (até mesmo porque tudo já é dele), Ele quer sua humilhação, Ele quer sua adoração, e por fim Ele deseja te dar uma vida em abundância na morada eterna que Ele tem te preparado. Creia nisso!!
E para finalizar, Deus ainda assim se agradou muito de Salomão, segundo filho de Davi com Bate-Seba. Após a morte do primeiro quando ainda bebê, Deus ungiu Salomão para ser o homem que ergueria o templo do Senhor, pois alegava Deus que o povo nunca mais tinha dado espaço para que Ele pudesse habitar no meio deles.
Como está o templo do seu coração? Será que Jesus tem batido a porta e você O tem ignorado? Será que você o deixou entrar, mas não O tem alimentado? Você gosta de saber que o Espírito de Deus dentro de você está passando fome, enquanto você tem alimentado tanto sua carne, seu corpo, seus desejos e vontades? Independentemente se você já abriu essa porta ou não, pare um pouco... Pense no que Ele já fez por nós... Pense na Cruz que Ele um dia carregou... E por fim pense na outra cruz que você ainda diariamente precisa carregar.
Deus se alegrou tanto de Davi que o escolheu para ser sua geração ascendente na terra. Que honra esse Davi recebeu!! Mesmo depois de seus pecados, Davi não foi castigado como poderia ter sido. Creia nesse Deus de amor mesmo quando as circunstâncias parecem mentir. Use suas pedrinhas para lançar na cabeça do inimigo. Destrua esses gigantes e no nome de Jesus seja livre!! Vamos declarar para o mundo o quanto amamos nosso Deus!!
Aleluia!!!!

Para Meditar...

                “Na minha angústia, invoquei ao Senhor, clamei ao meu Deus; ele, do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. Então a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos céus e se estremeceram, porque ele se indignou.”

Amém!!!
(Davi Anthony)

2 comentários:

  1. bem grande o texto em?? mas muito bom!!
    que Deus abençoe Davi!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, grande... rsrs
    Estamos tentando diminuir um pouco, mas é tão difícil falar superficialmente em cima de temas tão completos.
    Obrigado aí pelo apoio!!
    Deus abençoe também!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir