quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Espírito x Carne... Fight!!!




Hoje em dia é muito normal vermos jovens que se entregam frequentemente para os prazeres da carne, ou seja, aos vícios do mundo. Temos como exemplo a pornografia - que está tão mais acessível do que antes -, temos as bebedeiras - que preenchem os finais de semanas de muitos -, temos a idolatria aos ídolos deste mundo.
O maior desastre é que os jovens de dentro da Igreja, grande maioria criados dentro do evangelho, são os principais alvos de satanás. Afinal, ele veio para confundir nossas mentes; fazer-nos rebelar contra Deus e Suas Escrituras.
Certa vez me chegou um amigo da Igreja com a seguinte pergunta: “Davi, masturbação é pecado?”. Ele ainda se justificou dizendo que se assim o fizesse, não estaria dando lugar para o sexo em si, ou seja, continuaria virgem e não acarretaria o pecado da fornicação para si. Naquele momento eu fiquei meio perdido. Sabia que era errado, mas não sabia como justificar. Eu simplesmente respondi: “É um vício. E todo vício é pecado.”. Bem vago, não é mesmo? Rsrs
Deus tem me abençoado para entender suas mensagens e poder compartilhar até onde minha voz alcançar. Sei que o meu “Ide” está apenas começando, mas lembremo-nos sempre que Deus não é aquele que chama os capacitados, mas Ele capacita os chamados. Aprenda isso, jovem. Ele também tem capacitado você!
A passagem que vou comentar hoje se encontra em Gálatas, Capítulo 6, Versículo 16 ao 26. Lá o Senhor fala claramente sobre tais vícios.

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne."

A partir daquele momento que eu, você, todos nós Cristãos e Salvos em Cristo Jesus nos ajoelhamos ali diante daquele altar e O aceitamos como nosso Único Salvador, passamos a receber o Espírito Santo vivo como uma chama ardente dentro de nós. Mas somente pelo fato de O termos aceitado não significa que teremos uma vida perfeita. Ele mesmo disse “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).  Ele venceu a morte!!
Amado, todos nós passamos diariamente por provações e lutas que nem podem ser equiparadas a dor de Cristo. Acredito que grande parte das nossas lutas se deve ao fato de que:

“A carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si;”

Vejamos bem que a passagem também diz que o Espírito milita contra a carne. Lembra daquele sentimento de culpa quando você sabe que fez algo errado? Pegou um dinheiro escondido... Invejou a vida de alguém... Se rebelou contra seus pais... Enfim, lembra? Pois é. Este é o Espírito Santo se movendo dentro de você, lhe mostrando que Ele ainda habita dentro de ti e está triste contigo. E é fato que a carne milita contra o Espírito, pois é bem mais fácil roubar, invejar, idolatrar, do que buscar a ajuda do Senhor, não é mesmo? Lembre-se, jovem: “no mundo tereis aflições”. Deus nos preparou para tudo isso que estamos vivendo.

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que NÃO HERDARÃO o Reino de Deus”

A lista de obras da nossa própria carne é bem grande, como você pode ver.
Amado, se aquele meu amigo chegasse para mim hoje e fizesse a tal pergunta, eu responderia mais ou menos assim: “É simples a resposta! Sim, é pecado se masturbar! Deus condena tais atos de onde não se sobrepõe o arrependimento. Se você se masturba, está emulando uma relação sexual, ou seja, simulando uma relação sexual. E se não se arrepende, está sujeito à condenação.”. Vamos a um exemplo: Se você baixa um jogo de PS2 para seu computador, precisa baixar também um emulador para poder jogar. Você estará enganando seu computador, o fazendo pensar que é de fato um PS2. Mas com Deus não se brinca, não se engana, nem se esconde nada!
As bebedices são muito comuns de se encontrar no meio jovem. Eu mesmo tive há algum tempo minhas experiências com este tipo de pecado. Mas Deus é misericordioso com aqueles que O buscam de todo o Coração. A bebida faz com que o indivíduo perca a noção de ser humano (o “humano” sabe seu lugar na sociedade, “indivíduo” é quem só está em uma para fazer número). Acredito que todos nós temos planos e sonhos. Estar sóbrio é um grande passo para tirar as escamas dos olhos e poder fazer a escolha de viver cada um desses projetos.
Quando Pensamos em prostituição, pensamos logo nas mulheres e nos transexuais nas beiras das estradas. Pensamos nas listas que guardam números telefônicos de mulheres que fazem esse tipo de serviço, e são sempre motivo de gozação para muitos. Enquanto que outros apoiam a causa até e fazem casas de apoio a este “emprego”. Mas prostituição nem sempre está nas ruas. Ela pode estar em cada conversa virtual “quente” dentro da internet ou fora dela, em cada insinuação sexual feita através da webcam, em cada palavra dita, proferida e aceitada contra sua mente Cristã; um ataque ao Espírito Santo que em nós habita. É isso que muitos de nós temos feito, jovens... Prostituindo nossas mentes com as armadilhas lançadas pelo inimigo diariamente.
O povo de Israel foi duramente castigado por sempre buscar adorar a outros deuses na ausência de seu Líder, Moisés. O que muitos de nós fazemos quando não estamos na presença do nosso líder na igreja, do nosso pastor, ou dos nossos Pais? Quem realmente adoramos quando ninguém mais está olhando? “Ah, aquele jogador de futebol... Queria ser como ele.”, “Ai que inveja dessa garota, ela tá namorando o cantor mais descolado do século.”. É isso que temos feito quando ninguém mais está olhando? Adorar outros deuses não significa fazer um bezerro de ouro em sua casa e adorá-lo diariamente. Pode significar adoração a um deus chamado “internet”, pode ser um vício chamado “celular”, pode ser um deus chamado “melhor amigo”. Afinal, tudo o que tira o nosso tempo com Deus nos afasta do nosso Criador.
Esses são apenas alguns comentários em cima das obras da carne citadas na Bíblia. Acredito que cada jovem, cada Cristão tem se enquadrado nesses perfis diariamente. Muitos devem estar semeando o ódio e colhendo a ira, outros confiando sua esperança na força do seu braço, outros desistindo de seus fardos e cedendo ao mundo. É muito frequente encontrarmos jovens desviados por motivos banais. Alguns nem perderam a fé, mas viviam de comodismo e religiosidade na casa de Deus. Mas uma coisa é verdade: muitos acabam voltando para o Senhor, pois acabam percebendo que tais obras da carne são como um câncer Global. Pena que somente alguns têm enxergado...
Quem é Cristão de verdade sabe que as regalias de um filho obediente ao pai, de uma ovelha que segue seu Pastor, de um filho de Deus semelhante a Jesus são infinitas. O texto prossegue falando dos Frutos do Espírito:

“Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”

Esta mensagem é clara e direta. Deus é o Único que tem poder para lhe fornecer todos esses frutos. Isso não quer dizer que devemos fazer votos sem compromisso, nem nos flagelarmos quando pecamos. O certo é viver em obediência. Ouvindo a voz de Deus, enxergando pelos olhos da fé, andando e seguindo os passos de Jesus.
Aqui seguem alguns passos para auxiliar melhor nessas mudanças:

1)      O primeiro passo é fazer a escolha de segui-lO, ou reconciliar-se com Ele.

2)      Depois você vai oferecer o que de melhor pode dar. Se você gosta de cantar, cante na igreja, no chuveiro ou na rua. Se você tem aptidão pela leitura, leia mais da Bíblia e alimente-se. Agora se você não se identifica com nenhuma das duas opções, apenas tranque-se em seu quarto. Reserve um momento só você e Ele. Converse com o Pai, busque-O nos problemas, mas principalmente, busque-O quando tudo estiver bem.

3)      Quando for se arrepender pelos pecados, certifique-se de estar com o coração puro. Deus te conhece melhor do que ninguém. Ele saberá se é de coração ou não seu arrependimento. Viva plenamente e peça os frutos do Espírito, pois eles são herança nossa.

4)      Se porventura vier a “cair” novamente, não desanime, nem tenha vergonha de Deus. Lembre-se que ele é Nosso Pai. Um Pai melhor do que o biológico, pois nos entende melhor e sempre estará de braços abertos a receber um coração quebrantado.

5)      Lembre-se que o prejudicial não é ficar sujo na lama, mas permanecer nela. Porque após você sair, pode se limpar e continuar sua vida com Deus como seu Único Rei.
É um desejo de todos serem felizes, ricos, bem casados e prósperos em tudo. Mas quem está disposto a deixar de satisfazer as concupiscências da carne e deixar o Espírito Santo fazer morada e dar tudo o que Deus sonhou para nós?


Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo; dia-a-dia tome sua cruz e siga-me”. Repito onde eu disse que ELE NOS PREPAROU. Ele preparou nosso coração. Não é surpresa sabermos que não será fácil diariamente carregarmos nossos fardos, mas, sim, uma consolação de quem se importa conosco. Este trecho diz ainda mais: “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; quem perder a vida por amor de minha causa, esse a salvará;”. Sendo assim, refaço minha pergunta, reformulando-a:

- Quem está disposto a perder a vida, abdicar dos vícios, das iras, das idolatrias, dos maus costumes por Amor de Jesus e também segui-lo?
Ele nos amou e ainda nos ama. Resta-nos provar se somos SÁBIOS e LOUCOS o suficiente por Cristo. Eu sou um... E você???

Para Meditar...

"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:19-21)

Amém!!
(Davi Anthony)

2 comentários:

  1. Isso aí, garoto!
    Use suas experiências e ajude outros!

    Tem uma passagem que diz: Quem está sujo, suje-se mais.
    Mas isso condiz pra quem não quer se arrepender.
    Para os que arrependem verdadeiramente, Deus sempre esquece suas falhas e faz nascer de novo.
    Deus não joga na cara, nosso passado. Muito pelo contrário, ele troca nossas vestes.

    Basta só o verdadeiro arrependimento, para uma vida plena!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Suellen.
    Deus é fiel e não falha.
    É incrível como Ele age em seus caminhos.
    Acho esse texto sobre o Espírito e a Carne bem forte. É um tema que abrange nossa vida diária. Não só o amor ou comunhão em Cristo, mas inclui a averiguação de nossas palavras, atitudes, vícios. É algo pelo qual todos nós temos que vencer todos os dias.
    Obrigado mais uma vez pela força.
    Acredite, significa muito para mim, e com certeza pra Amanda também.
    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir